


Realizou-se no dia 22 de março, a quarta edição do Grande Prémio de Windsurf do Porto Moniz – João Rodrigues. Este evento constitui um desafio para os velejadores, pois disputam as regatas num formato de match racing, isto é, em baterias de um contra um, com a particularidade de aquelas serem disputadas dentro das piscinas naturais do Porto Moniz. Assim, confinados a um espaço muito reduzido, o que obriga a múltiplas manobras que devem ser realizadas com mestria, têm ainda de contar com os obstáculos naturais, nomeadamente rochas, daquelas icónicas piscinas. Desta feita, o mar também foi participante activo, já que em diversos momentos, as ondas galgaram o muro das piscinas, trazendo outra espectacularidade à prova.
A organização disponibilizou duas pranchas e respetivos aparelhos idênticos, adequados aos diferentes escalões etários e às condições de vento que se sentiram no dia.
Este evento, organizado pelo Centro Treino Mar, conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto Moniz, que há quase duas décadas, deposita a confiança e financia esta prova. O Grande Prémio teve ainda como parceiro o Aqua Natura Hotels.
Esta edição contou com a presença de três convidados: Margarida Gil Morais, do Algarve, que apresenta um enorme currículo nacional no sector feminino, com diversos título nacionais e internacionais; Marco Pacheco, figura incontornável do windsurf nos Açores e que tem dinamizado a classe naquele arquipélago, promotor de grandes eventos de windsurf entre os Açores e a Madeira; e José Pedro Monteiro, o primeiro windsurfista luso a marcar presença nos Jogos Olímpicos, em Los Angeles (1984), e que tem um palmarés desportivo recheado de sucessos nacionais e internacionais.
Antes do evento desportivo propriamente dito, no período da tarde do dia 21 de março, a organização tinha previsto dar a oportunidade a um grupo de alunos da Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche do Porto Moniz, "de praticarem, nas piscinas naturais do Porto Moniz, diversas modalidades náuticas, designadamente canoagem, standuppaddle e windsurf, uma experiência inédita para as crianças envolvidas e que participaram no projeto escolar Conhecer, Desfrutar e Respeitar o Mar", dinamizado pelo Centro Treino Mar, numa parceria com a Fundación Ecomar e financiado pelo Município de Porto Moniz. Mas como a segurança e o conforto são peças fundamentais numa iniciativa desta natureza, a ação foi adiada, uma vez que o estado do mar assim aconselhava.
Assim, no sábado, quarenta velejadores disputaram outras tantas baterias de match-racing, demonstrando enorme competitivade, mas sempre imbuídos de um espírito de fair-play e amizade. Com vento fraco do quadrante norte, mas suficiente para completar todas as baterias, o mar também foi, como referido anteriormente, um importante desafio, com as ondas a emprestarem uma energia incrível às provas.
Já no Domingo, teve lugar a Longa Distância, mas desta feita, o vento muito fraco, aliado às enormes ondas, intercaladas por ondulação curta e desencontrada, foram um enorme desafio para todos os velejadores, sendo que apenas 14 conseguiram completar o percurso.
O Centro Treino Mar agradece a colaboração de todos os envolvidos, bem como ao apoio institucional do Município do Porto Moniz. Uma palavra de apreço aos fotógrafos, que disponibilizaram um registo fotográfico impressionante.


Terminou no dia 28 de Junho o Troféu Regional de Windsurf | Grupo Sousa, com a realização da 4ª prova para as classes Techno 293, Raceboard, iQFoil e Wingfoil, desta feita, nas águas do Concelho do Porto Moniz. Contrariamente às previsões, o vento foi mais fraco do que o esperado, dificultando a realização das provas das classes iQFoil e Wingfoil. Ainda assim, foi possível completar uma regata de iQFoil, na vertente slalom, tendo-se assistido a uma renhida disputa pela vitória até ao cortar da meta. As restantes classes, realizaram três provas, onde o maior desafio foi lidar com as ondas desencontradas, tão características daquela zona.Com o apoio do Município do Porto Moniz para esta derradeira etapa, que tem apoiado sistematicamente a realização de provas de windsurf naquele concelho, terminou assim mais uma edição do Troféu Regional de Windsurf | Grupo Sousa, que contou com a participação de duas dezenas de participantes, distribuídos pelas quatro classes, tendo como grandes vencedores: André Caires na Techno 293, que também venceu na classe wingfoil, António Perestrelo na classe Raceboard, com Margarida Sousa primeira feminina, e Ricardo Correia na classe Olímpica iQFoil. O CTM agradece o apoio do Grupo Sousa, que tem garantido as condições para que os velejadores do clube possam participar em competições nacionais e internacionais, bem como o apoio do Município do Porto Moniz para esta derradeira prova, que contou com a presença do Sr. Presidente na cerimónia de entrega de prémios.Os velejadores do clube preparam-se agora para diversas competições nacionais e internacionais, com destaque para o Campeonato do Mundo de Techno 293, em Wales, em Agosto, Campeonato do Mundo iQFoiul sub 23, em Portimão, em Setembro, Campeonato Nacional de iQFoil, em Vilamoura, em Setembro e Campeonato do Mundo de Raceboard, em Cannes, em Outubro.